Escolas Literárias - Características Gerais

the-meeting-of-david-and-abigail.jpg!Large
  Exemplo de Pintura Barroca. Autor: Peter Paul Rubens, pintura à óleo (1630)


Navegue por Escola Literária:



Antiguidade Clássica (Grécia/Roma)

Séc. V a.C. ao séc. V d.C.

  • Racionalismo;
  • Antropocentrismo;
  • Beleza como objeto fundamental;
  • Busca por equilíbrio, linearidade e harmonia;
  • Mitologia como tema central;
  • Paganismo;
  • Nudez como recurso artístico;
  • Apego aos bens do mundo.


Trovadorismo (Época Medieval)

Séc. XII ao séc. XV

  • Teocentrismo;
  • Influência do Cristianismo;
  • Submissão à Igreja e ao senhor feudal;
  • Sobreposição da vida eterna à terrena;
  • Simplicidade;
  • Geocentrismo;
  • Poesia acompanhada de instrumentos;
  • Paralelismos;
  • Coita amorosa;
  • Humor e sátira;
  • Idealização feminina.

Humanismo

Séc. XV

  •  Transição entre o Trovadorismo e o Classicismo;
  • Questionamentos dos dogmas religiosos;
  • Semipaganismo;
  • Ridicularização da Escolástica; 
  • Diluição do feudalismo;
  • Curiosidade científica;
  • A natureza como espelho para a arte;
  • Predomínio da razão;
  • Mitologia grega e Bíblia Sagrada como temas;
  • Clareza;
  • Equilíbrio;
  • Heliocentrismo;
  • Universalismo.

Classicismo

Séc. XVI

  • Antropocentrismo;
  • Racionalismo;
  • Equilíbrio, clareza e linearidade;
  • Universalismo;
  • Presença da mitologia greco-romana;
  • Neoplatonismo;
  • Valorização da beleza;
  • Grandes navegações;
  • Adoção da medida nova (versos decassílabos);
  • Gosto pelo soneto.

Barroco

Séc. XVII

  • Gosto pelas inversões sintáticas (hipérbatos);
  • Excesso de figuras de linguagem (metáfora, hipérbole, antítese, paradoxo);
  • Sugestões sonoras e cromáticas;
  • Gosto por construções complexas e raras;
  • Oposição entre o mundo material e espiritual;
  • Consciência da enfermidade do tempo;
  • Carpe diem (aproveite o dia);
  • Cultismo (jogo de palavras);
  • Conceptismo (jogo de idéias);
  • Antropocentrismo x teocentrismo;
  • Razão x fé;
  • Pecado x perdão.

Arcadismo

Séc. XVIII

  • Inutilia truncat (cortar o inútil) - valorização de um vocabulário simples;
  • Manutenção do soneto decassílabo e de outras formas clássicas.
  • Linguagem pastoril;
  • Bucolismo;
  • Fugere urbem (fugir da cidade);
  • Aurea mediocritas (equilíbrio de ouro);
  • Influência da cultura greco-latina (linearidade, clareza, racionalismo);
  • Idealização amorosa;
  • Ideais iluministas;
  • Carpe diem (aproveite o dia);
  • Locus amoenus (lugar ameno).

Romantismo

Primeira metade do séc. XIX

  • Vocabulário mais simples
  • Gosto por métricas populares (redondilhas menores e maiores);
  • Descrições minuciosas, com excesso de comparações e metáforas;
  • Egocentrismo;
  • Subjetivismo;
  • Sentimentalismo;
  • Saudosismo;
  • Nacionalismo;
  • Idealização da mulher, do amor e do herói;
  • Escapismo;
  • Medievalismo;
  • Indianismo;
  • Religiosidade;
  • Byronismo;
  • Condoreirismo.

Realismo

Segunda metade do séc. XIX

  • Objetivismo;
  • Narrativa lenta;
  • Exatidão para localizar tempo e espaço;
  • Mulher não idealizada, com defeitos e qualidades;
  • Sentimentos subordinados aos interesses sociais;
  • Protagonista apresentado como um anti-herói ou um herói problemático;
  • Crítica aos valores burgueses;
  • Profunda análise psicológica;
  • Adultério.

Naturalismo


  • Linguagem simples;
  • Preocupação com minúcias;
  • Descrição e narrativas lentas;
  • Determinismo;
  • Objetivismo científico;
  • Temas de patologia social;
  • Ser humano descrito sob a ótica do animalesco e do sensual;
  • Despreocupação com a moral;
  • Literatura engajada.

Parnasianismo


  • Perfeição formal;
  • Vocabulário rebuscado;
  • Rimas raras e chaves de ouro;
  • Gosto pelas descrições;
  • Objetivismo;
  • Gosto pelo soneto;
  • Contenção das emoções e racionalismo;
  • Universalismo;
  • Apego à tradição clássica;
  • Presença da mitologia;
  • "Arte pela arte".

Simbolismo


  • Linguagem vaga, que prefere sugerir a nomear;
  • Excesso de figuras de linguagem (paranomásias, sinestesias, aliterações, assonâncias, metáforas);
  • Subjetivismo;
  • Antimaterialismo;
  • Religiosidade;
  • Pessimismo;
  • Loucura;
  • Interesse pela noite e pela morte;
  • Desejo de transcendência.

Modernismo


  • Versos livres;
  • Liberdade vocabular;
  • Linguagem sintética, quase elíptica;
  • Fragmentação, flashs cinematográficos;
  • Busca de uma linguagem brasileira;
  • Nacionalismo ufanista;
  • Revisão do nosso passado histórico-cultural;
  • Ironia, humor, piada;
  • Valorização de temas ligados ao cotidiano;
  • Urbanismo.

Obs.: caracterização estabelecida por William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, em Literatura Brasileira, São Paulo, 1996 (exceto Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Arcadismo e Parnasianismo).

Fonte: PONTES, Marta. Minimanual de Redação & Literatura / Marta Pontes. São Paulo, DCL, 2010 (Edição 2012 conforme o Novo Acordo Ortográfico).





Colégio Estadual Paes de Carvalho. Design de Kelly Costa.
Praça Saldanha Marinho, 10, Campina ,Belém - Pará | Telefone: (91) 3223-2952
redacaocepc@gmail.com